Veja 7 dicas de como o WhatsApp Business pode mudar sua vida profissional.

Veja 7 dicas de como o WhatsApp Business pode mudar sua vida profissional.

O download do WhatsApp Business já está disponível no Brasil. Nesse artigo tem 7 dicas de como ele pode melhorar a comunicação com o cliente e também melhorar sua performance profissional.

 

O WhatsApp Business é novidade para os brasileiros, portanto preparei um mini-tutorial com ótimas dicas para empresários e profissionais liberais utilizarem a nova ferramenta com toda segurança em seu negócio.

Este mini-tutorial, contém dicas de como o WhatsApp Business pode ajudá-lo a ter um melhor rendimento profissional. Sendo assim, ele não é um tutorial técnico, sobre o uso e funcionalidades do aplicativo, nem é direcionado para empresas que o utilizarão como seus canais de atendimento e vendas, embora sirva para elas.

1. Divulgue o seu número!

A nova versão do WhatsApp será tão significativa para os seus negócios quanto os seus perfis e páginas nas redes sociais. Ele deverá estar em todo o seu material de divulgação. Para utilizá-lo com profissionalismo é necessário ficar atento a conteúdos desnecessários e pessoais, que podem atrapalhar o rendimento da empresa. E para evitar esse incômodo é simplesmente não adicionar, e nem permitir ser adicionado por ninguém que não seja de interesse profissional, não responder a conteúdos pessoais e deixar claro essas medidas.

Para empresas e profissionais liberais, uma grande vantagem do WhatsApp Web é que ele, sinaliza para os contatos que a comunicação é feita pela empresa ou profissional e  futuramente seu negócio tem grande chance de ser reconhecido pelo aplicativo

Desde então, é sugerido utilizar o número de sua empresa ou de uso profissional para atendimento ao público para o novo app.

2. Seja chato!

Reforçando o primeiro ponto, de contatos indevidos, não basta não ler ou apagar conteúdos que fujam do objetivo profissional do seu WhatsApp Business. è necessário comunicar! Como o aplicativo permite, inclusive, a criação de mensagens padrão, deixe sempre à mão pelo menos uma mensagem avisando que o seu WhatsApp Business é utilizado exclusivamente para assuntos profissionais e que quaisquer conteúdos que não estejam de acordo com esse direcionamento serão apagados.

Eventualmente você pode disponibilizar para esses casos o seu número pessoal.

Isso não é tudo.

3. Tenha dois WhatsApp!

Para quem tem smartphone com dois chips, a ótima notícia é que o WhatsApp Business pode ser instalado junto com o WhatsApp normal e cada um pode funcionar em um dos seus números, o que torna perfeita a divisão dos aplicativos de acordo com o seu uso. Minha dica é que você deixe o WhatsApp atual como está, com contatos profissionais e pessoais, avise sobre o novo número aos contatos profissionais, desabilite as notificações do WhatsApp pessoal e habilite as do WhatsApp profissional, priorizando assim a comunicação profissional.

Contudo, se seu smartphone só aceita uma linha, e é fundamental decidir se vai colocar o Whatsapp Business em outro aparelho, trocar de celular ou migrar completamente para o novo app.

4. Estabeleça um “Horário de Funcionamento” – ou não!

Esta dica não é indicada para todo empreendedor, principalmente para aqueles profissionais e empresas que precisam estar sempre disponíveis para seus contatos, mas se você é um profissional ou empresa que busca exatamente o contrário, evitando tratar de assuntos profissionais fora do horário ou ambiente de trabalho, o WhatsApp Business também pode lhe auxiliar nisso, deixando bem claro os seus dias e horários de atendimento ou utilização do app.

Por outro lado, se você continuar mantendo contatos profissionais ou participando de grupos de trabalho com o Whatsapp normal, você pode estabelecer o Whatsapp Business como uma espécie de número de plantão, para casos especiais fora do horário de atendimento.

5. Grupos – ter ou não ter?

É necessário ter ponderação, pois os grupos podem ser benéficos ou não, isso depende de empresa por empresa. Essa é uma decisão de cada um, mas eu, particularmente, já decidi que no meu Whatsapp Business os grupos não serão permitidos, pois é realmente muito difícil que em um grupo, por mais restritos que sejam os assuntos, todo o conteúdo seja de seu interesse. Então a dica que dou é que continue nos grupos de trabalho com o Whatsapp normal e comunique aos seus colegas e parceiros que para assuntos urgentes e solicitações específicas usem o contato via Whatsapp Business.

6. Cuidado com o uso para publicidade!

Em princípio, o WhatsApp Business pode ser uma ferramenta interessante para a divulgação de conteúdos como Publicidade e Propaganda, mas é necessário ter cuidado caso queira ir por esse caminho, pois o seu número profissional pode passar a ser visto, como um contato inconveniente e invasivo, ao invés de algo prático e interessante. Portanto, é de extrema importância fazer a divulgação de maneira correta.

7. Priorize o WhatsApp Business!

Se você, como eu, embora considere o WhatsApp uma ferramenta extremamente útil e eficiente para maximizar o rendimento profissional, contudo estava com dificuldades para usar o aplicativo por causa da enorme quantidade de grupos, mensagens pessoais e conteúdos irrelevantes, o WhatsApp Business pode ser a sua solução! Para isso, priorize o seu uso, estando sempre atento às mensagens recebidas nele e mantenha-o sempre “limpo”, para não duplicar o problema passando a ter DOIS WhatsApps que você não tem tempo para olhar.

Uma boa opção pode ser silenciar as notificações do WhatsApp normal e habilitar apenas as do Business.

Agora vai a dica de ouro!

Além de poder ter os dois whatsapps instalados, você também pode usá-los simultaneamente no computador, via Whatsapp Web. Para isso será preciso ter dois navegadores diferentes instalados. Eu optei pelo Google Chrome e Opera, mas há outros browsers que aceitam o Whatsapp Web. Para ficar melhor, o uso de um computador com tela dupla vai ajudar muito e a regra das notificações apenas para o Whatsapp Business – silenciando o app normal – será muito útil.

Essas são apenas algumas dicas para quem ainda não sabe bem como usar e quais as vantagens do Whatsapp Business para utilização no campo profissional.

WhatsApp para vendas

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Receba dicas exclusivas como vender mais pelo WhatsApp do nosso Marketeiro Favorito Leonardo Passos?
* Política 100% livre de spam