WhatsApp Marketing

WhatsApp Marketing: 5 dicas para fazer marketing no WhatsApp

Veja 5 dicas super práticas de WhatsApp Marketing que você pode implementar logo após ler este rápido post.

Esta é uma série de posts que vão te ajudar a construir um marketing mais eficaz para o seu negócio, seja você um microempreendedor individual ou dono de uma pequena empresa.

Se você também deseja saber o que é WhatsApp Marketing e quais as vantagens dele, confira o post  WhatsApp Marketing: O que é e quais as vantagens dele?

Vamos agora descobrir as 5 estratégias para fazer WhatsApp Marketing eficaz?

1. Fortalecimento do relacionamento com o cliente

Uma das características em comum de 90% dos usuários do WhatsApp é o imediatismo.

Estamos acostumados a responder mensagens com rapidez e também a esperar respostas ainda mais rápidas. 

Quando isso não acontece, especialmente se estamos falando do relacionamento entre cliente e empresa, a sua imagem pode ficar “manchada”.

Por isso é muito importante pensar no atendimento ao cliente de forma bastante estratégica quando o cliente precisa ou espera uma resposta rápida.

Aí vai uma dica infalível: você não precisa dar instantaneamente a resposta que o cliente quer. 

Veja como isso é simples e eficaz.

Se já conseguir enviar rapidamente uma resposta que diga, “Prezado cliente, recebemos a sua solicitação e te responderemos o mais breve possível” já é suficiente para que o cliente aguarde pela resposta com mais calma.

E não para por aí.

Além de ser eficaz para atender às necessidades dos clientes mais apressados, o WhatsApp Marketing é excelente para reverter danos, quando há uma reclamação.

A aproximação com o cliente faz com que ele se sinta ouvido e, se você conseguir sanar o problema do cliente já naquele contato, melhor será para a sua empresa.

2. Envio de conteúdo especial gratuito

Algumas empresas criam grupos com os clientes interessados em receber informações em primeira mão.

Informações como, por exemplo:

  • Bolsa de Valores, 
  • cotação do dólar, 
  • cardápio do dia, 
  • envio de receitas,
  • novos sabores de produtos,
  • sugestões de bons lugares para frequentar…

Ou seja, essa lista poderia continuar infinitamente!

Outro benefício do envio contínuo de conteúdo é que você passa a ser visto como autoridade, o que melhora a sua posição perante o seu cliente e pode até gerar mais indicações e vendas.

3. Envio de promoções | Lista de Transmissão

Criar promoções é uma prática bastante comum entre empresas.

Já criar promoções e enviar diretamente ao cliente interessado é ainda melhor.

As empresas que já entenderam isso estão vendendo mais e fortalecendo os vínculos com seus clientes.

A sugestão aqui é sempre criar uma lista de transmissão e pedir para o cliente adicionar o seu número de celular aos contatos dele. 

O detalhe importante disso tudo é que, se você enviar as mensagens diretamente sem ter o consentimento dele, ele poderá te taxar como spam. 

Se várias pessoas taxarem o seu número como spam, você pode até ser banido, ou seja, você perde o número e todos os contatos que já fez com ele.

Dica infalível: peça ao cliente que envie uma mensagem específica para o celular da sua empresa como “eu quero promoção”, ou “quero ser cliente VIP”. Assim você poderá inseri-lo na lista de transmissão facilmente.

4. Prestação de serviço personalizada

A prestação de serviço via WhatsApp já é uma realidade, mas você pode elevar ainda mais este patamar ao oferecer serviços personalizados.

Mas como?

Imagine uma nutricionista. Ela pode tirar dúvidas diretamente com os pacientes pelo WhatsApp. 

Isso se aplica a qualquer outro profissional que queira agregar valor ao seu serviço. Um cabeleireiro, uma manicure, um chef de cozinha e por aí vai.

A dica de ouro para fazer isso sem atrapalhar a sua rotina é estipular horários específicos para isso. Por exemplo, coloque na descrição do seu WhatsApp: Atendimento a clientes de segunda a quarta-feira, das 18h às 19h.

Pronto! Delimitando o horário já fica mais fácil manter o controle do seu dia, da qualidade do seu trabalho, além de educar o cliente, pois você diz que responderá as mensagens somente dentro daquele horário específico.

5. Criação de um vínculo forte com o cliente

No marketing, existe a seguinte máxima: se você precisa manter um relacionamento com o cliente, é melhor que seja 10 minutos por dia, durante 5 dias, do que 50 minutos em um único dia.

A constância do contato fortalece o vínculo com o cliente, faz com que ele se lembre de você com mais facilidade, cria familiaridade com o seu trabalho e pode gerar mais vendas.

Aliás, conseguir manter essa constância é essencial, pois com o turbilhão de informações que todos recebem diariamente, uma pílula de contato diária ou semanal já é suficiente para fortalecer seu vínculo e te destacar dos seus concorrentes.

Estas são as dicas que podem te ajudar a impulsionar o seu negócio, melhorar seu relacionamento com os clientes e aumentar seu faturamento!!

Fique ligado que teremos mais dicas infalíveis no próximo post:

Veja as melhores ferramentas de WhatsApp Marketing para o seu negócio.

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